A Amazon descobriu o melhor formato de trabalho?
Andy Jassy, o CEO da Amazon, enviou uma mensagem para seus colaboradores falando sobre o retorno definitivo aos escritórios — após quase 3 anos de trabalho remoto.
Voltando um pouco… A partir do segundo semestre de 2021, o que foi decidido é que cada diretor decidisse qual seria o modelo de trabalho de suas equipes.
  • Algumas ficaram apenas em casa, outras integralmente no escritório e muitas delas em diferentes formatos híbridos.
No fim das contas, o objetivo era um só: Encontrar a melhor forma de tornar a vida dos clientes melhor e mais fácil todos os dias.
Perceba que o modelo de trabalho em si não é um fim, mas um meio para a empresa atingir seu princípio. Independente do formato.
De qualquer forma, essas foram as principais observações de Jassy e da diretoria da Amazon durante esse tempo:
“É mais fácil aprender, modelar, praticar e fortalecer nossa cultura quando estamos juntos no escritório a maior parte do tempo e cercados por nossos colegas.”
Quem está presencialmente tende a ser mais engajado e sintonizado com o que está acontecendo. Além disso, é mais fácil para os líderes ensinarem e avaliarem a equipe — principalmente novas contratações.
“Colaborar e inventar é mais fácil e eficaz quando estamos pessoalmente.”
As ideias fluem mais livremente, as pessoas ficam mais animadas e o grupo tende a funcionar melhor. Fora que muitas inovações vêm em momentos de descontração, fora das salas de reunião.
“Aprender uns com os outros é mais fácil pessoalmente.”
A proximidade facilita tirar dúvidas com colegas de trabalho. Esse é um dos motivos que mais fez empresas voltarem presencialmente ao escritório.
O mesmo vale para quem está distante. As pessoas não mandam tantas mensagens quanto poderiam, o que pode aumentar a proximidade — apesar da distância.
“As equipes tendem a se conectar melhor quando se encontram pessoalmente com mais frequência.”
O contato cara a cara une as pessoas, que tendem a se conectar melhor quando estão juntas. Esses vínculos mais fortes refletem no trabalho.
Com base em todos esses pontos, a conclusão final de Jassy foi que “deveríamos voltar a ficar juntos no escritório a maior parte do tempo — pelo menos três dias por semana.”