Como lidar com demissões em massa?

Quais são as obrigações das empresas e os direitos dos ex-funcionários em casos de demissões em massa? É possível transformar as demissões em algo menos traumático, sem incorrer em ações vazias que romantizam a situação? E como os trabalhadores podem se proteger jurídica e até psicologicamente dos seus impactos? A nova edição da newsletter Sua Vaga traz uma discussão sobre o tema. Além disso, você vai encontrar dados que mostram um panorama da desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro, dica de curso gratuito e outros conteúdos que vão te ajudar a se manter informado.

 

Uma pesquisa com pessoas de todas as regiões do Brasil, realizada pela plataforma Futuros Possíveis em parceria com a Opinion Box, revelou que 78% dos profissionais atingidos por demissões em massa não receberam qualquer apoio por parte das empresas.

Entre os que receberam algum suporte, o mais comum (relatado por 8%) foi o recebimento de dois ou mais meses de salário além do que é exigido pela lei. A extensão do plano de saúde veio depois, citada por 5%.

Ações como essas, em que a empresa entende que está causando um impacto financeiro e emocional na vida das pessoas e decide agir para minimizá-lo oferecendo benefícios que vão além do que é exigido por lei, fazem parte do que a especialista Lucy Nunes chama de demissão responsável.

“Mas é preciso deixar claro que não se trata de uma demissão ‘fofa’ ou feliz. Ela continua sendo triste e desnorteadora, e negar isso é um desserviço ao difícil trabalho de conscientizar as empresas na responsabilidade que elas têm ao demitir”, afirma.

A nova edição da newsletter Sua Vaga traz uma discussão sobre as obrigações e responsabilidades das empresas em casos de demissão em massa, bem como dicas de como os trabalhadores podem se proteger jurídica e até psicologicamente dos seus impactos.

Além disso, você vai encontrar dados que mostram um panorama da desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro e outros conteúdos que vão te ajudar a se manter informado para desenvolver a sua carreira.

#newsletter #carreira #SuaVaga

Fonte: Likedin