Desde Janeiro desde ano estamos enfrentando um crescimento na cotação do dólar americano frente ao real de forma tão acelerada que o prejuízo que esta mudança poderá causar e muito grande no mercado. Vale ressaltar que o Real e a moeda no mundo neste ano que esta tendo o pior resultado, perdendo para países digamos piores do que o nosso, sem reservar e etc. Mas, alguns podem se perguntar, em outras ocasiões o dólar subindo vinha inflação e desta vez não, será porque?

O primeiro item e a quantidade de desempregados, são mais de 13 milhões, ou seja tem menos pessoas consumindo produtos industrializados ou se alimentando melhor do que há algum tempo. Logo, isto tira um peso da inflação já que a oferta e maior do que a procura.

Um dos grandes itens que tem feito os dólares sair do país e os juros baixo, os gringos pegavam dólares dos bancos nos seus países com juros negativos e investia aqui em títulos com juros elevado e ganhava uma boa diferença. Agora, com nossa Selic a 3% então, acabou esta atratividade. A longo prazo, esta mudança e boa, já que sai dinheiro especulativo que entra e sai do país há qualquer momento e na teoria vem dinheiro para IPO, ações, compras e investimentos em infraestrutura, logo a médio e longo prazo este capital traz mais benefícios ao país do que o outro que só ganha e sai fora.

Porém, como o Brasil é o brasileiro sempre sabem se sabotar a nossa política e políticos continua um lixo. Prejudicando demais a confiança dos investidores em investir aqui esta capital mais a longo prazo. E até faz sentido, tente pensar como um gringo que ouve tantas historias ruins reais do país, com uma democracia nova ainda e presidentes populistas, como investir pensando em dez, vinte ou trinta anos aqui? No final das contas estão preferindo deixar em seus países ganhando quase nada ou muito pouco do que aqui aonde poderiam ganhar mais, mas, com um risco super maior. O que realmente não faz sentido.

E para agravar, temos a crise mundial do Coronavírus, o que fez investidores do mundo inteiro procurar portos seguros para seus capitais nestes momentos, como títulos dos EUA, dólar e ouro.

Então, para o dólar voltar a baixar ou estabilizar, precisamos resolver as loucas que brasilia e Bolsonaro, justiça e congresso tem feito. Agir para a Covid19 não fazer um grande estrago em nosso país, tendo a menor quantidade de mortos possíveis, aqui não pode virar o epicentro como foi nos EUA, aqui se ocorrer o estrago será maior do que lá…

Infelizmente o dólar atrapalha nossa area de TI e Tecnologia totalmente, aumentando o preço dos produtos como celulares, computadores, notebook, tablet e jogos. Também dos servidores tanto físico como nas nuvens contratados fora do país.

Então, vamos aguardar e torcer, cobrar nossos políticos para trabalhar de verdade, parar de pensar em reajuste salarial em um momento que a maior parte esta ganhando menos ou perdendo emprego, que falta de empatia com o próximo. Para uma virada para “baixo”, do dólar em breve! (Mesmo que tudo indica que será para cima ainda). 🙁

5900

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.