Facebook vai ofertar Lojas Virtuais dentro da plataforma grátis

O fundador do Facebook Mark Zuckerberg acabou de anunciar em seu perfil oficial que irar ofertar Lojas virtuais grátis para seus usuários em uma forma de ajudar os pequenos empresários neste momento de crise por causa do Coronavírus.

A iniciativa e legal, ajuda nestes tempos e sempre bem vinda!

Mas, note que o Facebook e um sistema proprietário, quem usa tem que obedecer as regras deles que mudam constantemente, caso contrario bloqueado e fora. Lembrando que o Facebook em sí e questão de tempo deixar de existir a “Rede social”, eles fizeram uma grande jogada de sorte, comprar o Instagram e Whatsapp, caso contrario já era.

Então e muito arriscado fazer uma loja com eles, caso não tem em nenhum lugar e deseja aproveitar o momento vale a pena sim e grátis. Mas, aumentando as vendas, crie um domínio próprio e uma hospedagem e crie a sua loja sobre seu controle. O Facebook saindo do ar ou fechando sua loja por motivo X, não será prejudicado 100%.

Ao mesmo tempo que eles ajudam de um lado, atrapalham dezenas de empresas e famílias de outro, existem muitas empresas focadas em criar plataformas de lojas virtuais aos clientes, inclusiva algumas já ofertou plataforma grátis para pequenas empresas. Logo, estas empresas vão ter queda no faturamento já que boa parte do publico vai para o Facebook, acarretando em demissões e etc. 🙁

Eu particularmente não gosto de depender 100% de empresas proprietárias, um exemplo bem sacana, antes o Facebook rodava musicas nos Players via API de terceiros, fechou as API externas e parou os Players, deixando milhares de rádios sem tocar para os usuários da rede social. O Youtuber por qualquer coisa doido do nada bloqueia canais do Youtuber de famosos e etc.

Segue postagem do Mark!

Acabei de anunciar que hoje vamos lançar lojas do Facebook – a ideia básica é que qualquer pequena empresa pode facilmente iniciar uma loja para vender coisas diretamente em nossos aplicativos. Se visitares a loja de alguém, vais poder ver a história dessa pequena empresa, ver os seus produtos em destaque e comprá-los nos nossos aplicativos.

Acho que isto é particularmente importante neste momento porque tantas pequenas empresas estão a mudar-se online para lidar com as consequências econômicas do Covid-19. Como dizem às pessoas para ficar em casa, as lojas físicas estão a ter dificuldade em manter-se abertas e milhões de pessoas estão perdendo seus empregos. Tenho trabalhado pessoalmente com as nossas equipas no Facebook Shops todos os dias nos últimos meses para podermos acelerar o lançamento para pequenas empresas que poderiam usar ferramentas como esta agora.

As lojas do Facebook são gratuitas e fáceis de criar. Quando você configurar sua loja, ela aparecerá nas suas contas do Facebook e Instagram para começar e em breve no Messenger e no WhatsApp também. As lojas são nativas e rápidas, o que significa que chega de mudar de aplicativos para um navegador móvel lento onde você tem que reinserir seu cartão de crédito ao tocar em um produto interessante que você vê nos feeds. Também estamos a trabalhar com parceiros como Shopify, BigCommerce, WooCommerce, Conselheiro do Canal, CedCommerce, Cafe24, Tienda Nube e Feedonomics para que as pequenas empresas possam facilmente integrar num ecossistema forte e aberto de ferramentas para ajudá-los a gerir a gerir a sua jornada do cliente , e cabe ao negócio decidir qual o nível de integração eles querem.

Além disso, estamos criando um monte de funcionalidades nos nossos aplicativos para ajudar as pessoas a descobrir coisas de pequenas empresas que talvez queiram comprar. Estamos construindo uma guia de compras dedicada no Instagram e um destino dentro Explore onde você pode encontrar e comprar produtos nos quais você possa estar interessado. Em breve, também lançaremos novas funcionalidades de compras ao vivo no Facebook e no Instagram, o que te permitirá comprar em Live em tempo real.

Finalmente, num futuro próximo, as lojas usarão a nossa IA e a tecnologia de realidade aumentada para criar melhores experiências de compras. Identificaremos automaticamente e identificaremos produtos nos feeds para que as pessoas possam clicar facilmente para comprar quando encontrarem coisas de que As pequenas empresas também poderão personalizar as suas lojas para mostrar produtos mais relevantes para você e usar a realidade aumentada para permitir que você praticamente experimente coisas como óculos de sol, batom ou maquilhagem para ver como elas podem ficar em você antes de comprar, ou o quê mobiliário pode parecer no seu quarto.

Tudo isto acrescenta algo muito poderoso. Se está a gerir um pequeno negócio ou estás a pensar em começar um – mesmo a partir da tua sala – tens agora uma suite inteira de ferramentas disponíveis que podem ajudá-lo a servir as pessoas. Podes criar a tua presença online no Facebook e no Instagram. Você pode usar o Messenger e o WhatsApp para se comunicar com seus clientes. Você pode alcançar novos clientes através dos nossos anúncios. E agora, você também pode configurar uma experiência completa de loja online com as lojas do Facebook. Todas estas ferramentas estão abertas para negócios, mesmo quando a sua loja física não pode ser. Espero que isto ajude a aliviar algumas das pressões que as pequenas empresas enfrentam neste momento e os ajude a preparar-se para um futuro mais online Estou ansioso por levar as lojas no mundo mais amplamente — diga-nos o que você acha!