G suite vai desativar acesso dos apps menos seguros

No mês passado o Google fez um comunicado aos seus usuários do G Suite, informando que neste ano de 2020 a partir de Junho de 2020 vai desativar acesso aos serviços via apps menos seguros segundo a políticas do Google.

Veja comunicado:

O que mudará

A partir de junho de 2020, limitaremos o acesso dos apps menos seguros (LSAs) aos dados das contas do G Suite. Os LSAs são apps de terceiros que podem acessar uma conta do Google só com um nome de usuário e uma senha. Eles tornam a conta mais vulnerável a tentativas de invasão. Em vez dos LSAs, você pode usar apps compatíveis com o OAuth, um método de acesso moderno e seguro. É provável que isso afete os usuários dos apps legados de e-mail, agenda e contatos. Veja mais informações abaixo. Também enviamos um e-mail ao administrador principal da sua organização com os detalhes dessa mudança. Nessa mensagem, há uma lista de usuários que provavelmente serão afetados. O acesso dos LSAs será desativado em duas etapas:

  • Após 15 de junho de 2020: os usuários não conseguirão se conectar a um LSA pela primeira vez. Isso inclui os apps de terceiros que permitem acesso apenas com a senha aos e-mails, contatos e agendas do Google por protocolos como CalDAV, CardDAV e IMAP. Os usuários que tiverem se conectado a LSAs antes dessa data poderão continuar utilizando esses apps até que todos eles sejam desativados.
  • Após 15 de fevereiro de 2021: o acesso dos LSAs será desativado para todas a contas do G Suite.

E-mail

  • Se você usar o Outlook 2016 na versão independente ou anterior, poderá utilizar o G Suite Sync for Microsoft Outlook. Outra opção é mudar para o Office 365 (uma versão do Outlook baseada na Web) ou o Outlook 2019, que são compatíveis com o acesso OAuth.
  • Se você usar o Thunderbird ou outro cliente de e-mail, adicione novamente sua Conta do Google e configure-a para utilizar o IMAP com OAuth.
  • Se você usar o app Mail no iOS, o MacOS ou o Outlook para Mac e fazendo login só com a senha, será necessário remover e adicionar a conta novamente. Ao adicioná-la, escolha “Google” como o tipo de conta e use o OAuth de forma automática.

 

 

911

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.