Internet brasileira não tem infraestrutura para suportar a quarentena

A internet brasileira comprovou ontem a noite dia 23 de Março que a nossa infraestrutura ainda não e capaz de grandes picos com milhões e milhões de usuários simultaneamente conectados. Estamos praticamente no inicio da quarentena causada pelo Coronavírus/Covid-19.

Ponto de troca de tráfego

Olhando os gráficos ontem a noite no IX.BR dos seus PIX notávamos que boa parte dos maiores Data Center do Brasil estavam com a sua banda no “Vermelho”, ou seja no limite, saturada.

Ai você se pergunta, mas, o que isto influencia para mim? O IX saturado aonde grande parte dos provedores de internet e conteúdo trocam tráfego estiver saturado, significa que os Links das operadoras também estão e que sua internet para boa parte dos sites vai estar lento. Ou super lenta!

Estou notando as conexões que uso um pouco fora do normal estes dias, não tinha reparado para olhar o consumo dos links no PTT até um amigo ontem a noite me alertar.

O que fazer?

Neste momento resta pouca ações a se tomar, já que investimento em mais infraestrutura e caro e vai demorar. Não que deva parar, mas, para agora, não terá efeito.

Infelizmente acredito que Netflix, Google com o Youtube e Facebook tenham que limitar a qualidade dos seus vídeos e transmissões para não saírem em 4K ou HD da vida.

Só estas ações destas três empresas acredito que libera uns 20% da rede nacional e voltamos a ter uma certa normalidade nas conexões, ao menos nestas semanas de quarentena.

Eu particularmente por saber que existe tantos servidores de cache do Google, Facebook, Akamai e Netflix pelo Brasil nos médios e grandes provedores do país, acreditei que não teríamos gargalho. Mas, em uma Segunda-feira ficar igual ontem, vi que não temos infra e estamos igual a Europa também no sentido que teremos que ter limitações.

Na HostHP deixamos banda sempre sobrando seja em nossos Links como também em nossa conexão com o IX, durante esta quarentena nesta questão estaremos tranquilos, mas, se os provedores de internet não estiver, a sensação para o usuários que estiver utilizando um provedor com link saturado será terrível da mesma forma. 🙁

2306

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.