O futuro do trabalho, como será?

Cada dia que passa, vemos mais iniciativas para automação, junto com inteligência artificial. Do outro lado, mais e mais equipamentos modernos e robôs!

Todas estas iniciativas são algo necessário e muito bom por sinal, por exemplo, quem lembra dos “Cortadores”, de cana? Começavam cedo, tinha que queimar a cana, para após o fogo ir cortar e ganhar mixaria por dia. O trabalho era muito pesado e sofrido remunerando pouco, até que veio os maquinários, não tem necessidade de queimar e faz a maior parte do servidor tudo automatizado…

Acredito que todos também tenha visto filmes futurísticos em que a IA assume o controle e digamos que escraviza e persegue os seres humanos. Recentemente tivemos um incidente inicial com a IA do Google. O que nos mostra que isto não e algo tão “futurístico”, assim.

A ideia deste texto não e freia a inovação, pelo contrario, precisamos como seres humanos crescer, ter mais qualidade de vida, se possível trabalhar menos e ter melhores momentos com a família e amigos!

O problema ao meu ver e que empresas, pessoas e governo esta focando apenas em um lado, nas tecnologias, mas, o que ocorrerá com o ser humano sem emprego no futuro? E olha que este futuro não e tão distante!

Vamos pensar em forma apenas de “aperfeiçoar”, o trabalho ou será algo para automatizar/substituir? Hoje ainda existe muito desemprego e fome. Se aumentar o desemprego, o mundo tende a ficar um lugar ainda pior. Devemos ampliar o debate, sobre educação, inovação, oportunidades. Ir para o caminho da renda básica me deixa um pouco com medo, porque ai que colocaríamos o poder na mão dos governos e big techs.

Na imagem de destaque do texto, uma pesquisa mostrou 10 ocupações com maior probabilidade de automatização.

Tudo isto esta ocorrendo há anos e cada dia que passa, se torna ainda mais rápido. Logo, sim, devemos nos preocupar em nos aperfeiçoar e até mudar de área se ver que a nossa esta indo por agua abaixo. Enquanto não acelerarmos o debate sobre o futuro da mão de obra humana no mercado!