Shein e Shopee taxadas? Governo acabará com isenção de imposto de compras até US$ 50

O Governo Federal vai adotar uma série de medidas que devem alterar a dinâmica de entrada de produtos importados no país. A principal delas é o fim da isenção de imposto de importação para encomendas de até US$ 50 para transações entre pessoas físicas.

A Receita Federal alega que essa isenção de imposto vem sendo usada de forma ilegal por empresas como Shein, Shopee e Aliexpress, que estariam enviando as encomendas como se o remetente fosse uma pessoa física para fugir dos tributos no país. Ainda não há uma data definida para o início da cobrança. Em outra frente, a Receita anunciou o endurecimento na fiscalização de itens que chegam ao país via e-commerce a partir de 1º de julho.

Como cidadão acho terrível novos impostos ou aumento deles. Porém, como pequeno empresario sei o tão complicado e ser empreendedor no Brasil, deixar estes produtos Chinês entrar, sem impostos e fiscalização e muito injustiça com o comerciante ou empresario brasileiro. As regras do jogo tem que ser igual, quer vender aqui, pague os mesmos impostos que pagamos!

O empresario brasileiro paga imposto de tudo, vem o Chinês que digamos e a fabrica e venderá direto sem taxas?

O consumidor tem que entender que toda vez que ele da preferência para comprar produto de fora do país, ele não gera empregos aqui, nem que seja do atendente, ele gera fora. Quanto mais produtos fabricados fora, a preferência nossa como brasileiro sempre deve ser consumir produtos fabricados no Brasil! Assim, geramos mais empregos e qualidade de vida em nosso país.