Tendências do Cloud Computing para 2022

Como uma opção viável a todas as organizações de todas as segmentações, a tecnologia de cloud tem tomado um crescimento exponencial. Ainda em 2021 estamos engatinhando para um processo que visa utilizar uma infraestrutura de recursos antes jamais sonhados em serem alcançados por conta própria. A antecipação da necessidade do mercado, é o que tona a tecnologia cada vez mais viável, prevendo tendências e tornando a oferta sempre mais impactantes dentro das organizações.

Multicloud e cloud híbrida e seu crescimento assustador

A tendência de soluções cloud se baseia cada vez mais na escolha de mais de um operador, para que através do multicloud, a então visão híbrida venha a obter grande potencial no mercado. Sendo que hoje, em 2021 75% das empresas já seguem essa tendência, segundo o IDC.

E para 2022? Estima-se um crescimento de mais de 90% das aceitações de novas organizações que trabalhão com o cenário multicloud, cloud ou legacy.

Além disso, conforme a demanda cresce, as necessidades mudam, sempre tendo que se adaptar à busca de soluções inteligentes para redução de bottlenecks e pontos cegos, para garantir a segurança de dados dentro da organização, independentemente de onde essas informações possam ser encontradas. Isso na menção de evitar ataques de hackers que invadem a privacidade do computador e se apropriam de dados, o que é grave quando falamos de grandes empresas e corporações.

Controle de custos

60% das organizações usaram serviços geridos em cloud durante o ano de 2022, é a previsão da Gartner, o que já é um crescimento pela metade dos números iniciados em 2018, o que com certeza gerara descentralização de consumo e aumento dos riscos para organização, causando um desequilíbrio financeiro.

Para se adaptar rapidamente ao cenário, é necessária a adoção de ferramentas para visibilidade geral, onde pode ser feito a partir daí a gestão de gastos.

Com esse crescimento e adaptação rápida aos possíveis percalços que possam surgir no meio do caminho, é imprescindível para soluções baseadas em IaaS, SaaS e PaaS, que seja feita a contratação de fornecedores especialistas para cada desafio da cloud, e que esses sejam capazes de otimizar processos e gerir riscos.

O movimento que a tecnologia cloud causa sempre será em cadeia. Quando uma coisa descarretará sempre em outra. Para 2022 não será diferente, e com toda certeza o cenário ficará cada vez mais propício a inovações conforme o passar dos anos. Isso tudo só é possível graças a oferta e demanda, que torna da internet um equipamento onde sempre será necessário otimização e solução de problemas, e a tecnologia de cloud pode guiar toda a organização nos processos, agindo como facilitador para o avanço e desenvolvimento como um todo.

A grande evolução tanto para 2022 quanto para os anos subjacentes, é uma constante adaptação da tecnologia, visando adaptação de acordo com o cenário em que a empresa está vivendo nesse momento, sendo possível gerir soluções rápidas e inteligentes, visando sempre a segurança de hardware e bem estar financeiro da organização.

505

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.