Você já fez seu Backup hoje?

Sim, e uma pergunta que se faz necessario ter resposta e ação proativa de forma constante. Hoje em dia, como antigamente precisamos sempre de Backups para tudo que temos no celular, computador ou em servidores online. Apesar da grande maioria das pessoas não se preocupar com Backups acreditando que nunca ira precisar, deixo um recado, quando mais precisar, vão lembrar que não tinha Backup.

Celular

O nosso celular hoje tem muitas vezes mais informações, fotos e dados do que os computadores, mas, o fato de carregarmos ele nas mãos e bolso deixa muito exposto nossas informações. Tendo diversos riscos, primeiro e de ser assaltado, o segundo, algum acidente quebrar ele ou cair em uma piscina e etc. (Apesar de boa parte dos aparelhos hoje em dia já terem resistência a agua).

Logo, ter uma copia de tudo que tem no celular no seu computador ou dispositivo de Backups como Google Drive, Dropbox e iCloud e fundamental. O Iphone por exemplo posso salvar no Itunes uma copia de tudo que tenho da mesma forma, ao restaurar em um novo aparelho o celular fica identifico como era o antigo. Infelizmente já fiz este processo, fui roubado há alguns anos. 🙁

Computador

Apesar de hoje em dia não ser tão comum, ainda ocorre. A necessidade de formatar um computador seja por danos no sistema, como vírus. Ransomware esta aqui para lembrar muitos usuários do Windows como e complicado não ter Backups.

Como também falha nos discos, no geral todo computador e notebook tem apenas um disco e não usa RAID, logo não tem nenhuma segurança para os dados que lá estão.

Para quem usa computador, recomendo ferramentas de Backups online já mencionadas para celular, como também a compra de um HD externo e faça copia frequente ou de coisas importante nele. De preferência não deixa no mesmo lugar aonde o PC esta…

Servidores online

Manter dados em servidores online seja na AWS, Azure, Google Cloud, Oracle, VPS como da Locaweb e revendas e hospedagem da HostHP por exemplo não garante 100% de segurança nos dados. Existe a possibilidade mesmo que remota dos servidores/raid deles falhar. Como também, sua aplicação ser invadida ou até mesmo alguma falha na programação e necessitar de um Backup. Logo, tenha sempre copias de seus sites, sistemas que estejam online em seu computador local, aplicações de Backups remotas como GitHub e FTP.

Frequentemente temos clientes abrindo chamados pedindo recuperação de Backups da data de ontem por exemplo por invasões ou falhas causadas pelos usuários, já imaginou se não tivesse copias?

Incidentes acontecem

Problemas sempre podem acontecer, cientes disto e sempre bom ter um plano para quando ocorrer problemas. O exemplo mais clássico da falta de redundância e backups foi o atentado nas torres gêmeas em 11 de Setembro, ocorrido em New York nos Estados Unidos. Muitas empresas do mercado financeiro e empresas de hospedagem tinham feito do prédio local para hospedar seus servidores “localmente”. Uma ou outra chegou a fazer Backup, mas, justamente na outra torre. Infertilize, todos nós sabemos o que ocorreu com as duas torres e centenas de pessoas em que nelas estavam.

Falha no sistema

Eu trabalhava em uma empresa há alguns anos na area de faturamento, notei em pesquisas que dados de serviços recentes não estavam aparecendo, acionamos o responsável pelo sistema e logo veio a noticia, teve falha no Banco de dados, foram pedido os três últimos dias de trabalho…

Naquela época, tudo era manual e em papel, teve o lado bom porque pegamos a pilha de papel e refizemos tudo, tirando o prejuízo da empresa pagar os funcionários dos departamentos todos terem que fazer serviço que já tinham feito novamente, não perdeu nada. Imagina se fosse hoje em que tudo e online, como recuperar?

Rotinas são importante

Apesar de chato, rotinas de Backups e fundamental!

Na HostHP por exemplo salvamos o Backup das Hospedagem e Revenda de Hospedagem em duas rotinas. Uma diária, sempre do dia anterior no mesmo servidor e outra mensal, ou seja uma vez por mês o sistema pega uma copia e envia para outro servidor em outro país e deixa uma copia de segurança lá, precisou basta subir o Backup. Mesmo ainda tendo duas alternativas de formas automáticas, ainda recomendo os clientes a terem uma copia localmente. Os sites que tenho, de tempo em tempo logo no cPanel e baixo um full backup, se precisar, estou preparado. 😀

2363

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.