Wirecard antiga MOIP tem graves problemas na matriz

A empresa de pagamentos Wirecard que no Brasil fez a compra há alguns anos da MOIP esta tendo sérios problemas em sua matriz na Alemanha.

Segundo relatórios a empresa tem um total de 1.9 bilhões de euro que supostamente “Sumiram”, e o mercado veio a castigar a empresa, que valia na quinta feira 100 Euros a ação na bolsa, após toda as informações veio a publico, esta valendo hoje apenas 15 Euros. Na data de hoje a empresa veio a publico informar que provavelmente este capital nunca existiu, junto com o anuncio da saída do CEO da empresa Markus Braun.

A recomendação que faço aos clientes que usam a empresa e não deixar saldo na conta, compensou o pagamento já solicita o saque, se acaso tiver algum problema, não terá prejuízos.

A filial no Brasil soltou a seguinte nota aos clientes:

 

Declarações ao cliente e parceiro de negócios da Wirecard Brazil

São Paulo, 19 de junho de 2020

Prezado cliente e parceiro de negócios da Wirecard Brazil,

Infelizmente, uma série de notícias sobre a Wirecard AG, sediada na Alemanha, tem circulado desde ontem, na imprensa e no mercado. Sabemos o quanto estas notícias podem ter causado desconforto e receio para você, cliente e parceiro de negócios. Por isso, gostaríamos de aclarar algumas informações.

Esclarecemos que o caso e as investigações mencionados acima não envolvem a operação, os produtos, os serviços, os processos, o atendimento e a saúde financeira da subsidiária brasileira da Wirecard.

A Wirecard Brazil não está relacionada de nenhuma forma com as notícias e fatos divulgados, assim como não há relação dos fatos divulgados com transações processadas no Brasil. A Wirecard Brazil é uma instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), órgão junto ao qual cumpre todas as normas regulatórias e contábeis pertinentes, e segue normalmente com as operações locais.

Nosso time de atendimento (suporte.br@wirecard.com e 11 3181-8180) está à sua disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que você ou sua empresa precise.

Queremos aproveitar e agradecer novamente pela sua confiança e dizer que estamos ao seu lado para a construção de um futuro cada vez mais bem-sucedido. Continuamos não medindo esforços para entregar para você o melhor atendimento e as melhores soluções em meios de pagamento.

Histórico

As notícias surgiram a partir de um novo pedido de auditoria solicitado pela EY sobre os resultados financeiros da Wirecard AG, referentes ao ano fiscal 2019.

Era esperado que a Wirecard AG publicasse seu relatório financeiro ontem na Alemanha, o que não aconteceu. Isso porque a EY solicitou novos processos de auditoria por conta de uma recente comunicação feita por dois bancos que têm gerenciado as contas de garantia da Wirecard AG desde 2019, que informaram que os números não puderam ser confirmados.

Algumas subsidiárias realizaram depósitos de segurança nestas contas de garantia, totalizando 1.9 bilhão de Euros. Os bancos que gerenciam as contas de garantia são da Ásia e possuem uma alta avaliação de mercado em termos de indicadores de investimento. A Wirecard AG, por meio do seu Conselho de Administração, na Alemanha, informa que não está claro se transações fraudulentas foram realizadas para causar prejuízo à Wirecard AG e está em contato com o administrador responsável pelas contas. Problemas relatados anteriormente pelos bancos não foram reconhecidos pela auditoria da EY. Todas as partes relacionadas à essa questão estão engajadas em esclarecê-la o mais rapidamente possível.

Ontem, Jan Marsalek, membro do Conselho de Administração da Wirecard AG, foi suspenso do cargo e, hoje, Dr. Markus Braun renunciou ao cargo de CEO da Wirecard AG, com efeito imediato. O Conselho de Administração da Wirecard AG indicou o Dr. James H. Freis, ontem nomeado como membro do Conselho de Administração, como CEO interino. Declarações da Wirecard AG podem ser acompanhadas por meio do seguinte link: wirecard.com/transparency

Atenciosamente,

Wirecard Brazil

1260

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.