Metade do tráfego online no mundo é automatizado

TECNOLOGIA | Só um terço do tráfego online no Brasil é humano, diz relatório

🤖 Em 2023, quase metade (49,6%) de todo o tráfego realizado na internet mundial foi gerado por bots, segundo uma análise da empresa norte-americana de cibersegurança Imperva. No Brasil, já é mais da metade: 70%.

Muitos desses bots — programas que cumprem tarefas automatizadas na internet — são inofensivos, geralmente usados para fins de pesquisa científica ou análise de dados. Mas bots maliciosos, feitos para a execução de fraudes bancárias, tentativas de golpe ou ciberataques, também estão em alta e cresceram 1,8% em 2023.

👾Entre os países mais atacados por bots no mundo, os Estados Unidos lideram com 47% do total de ataques, seguidos pela Holanda com apenas 9%. O Brasil aparece entre os 10 maiores alvos com 2,2% do total. Ferramentas de inteligência artificial estão aumentando o volume de bots na rede, enquanto órgãos públicos continuam sendo os principais alvos dos chamados “bots avançados”, que tentam emular o comportamento humano para enganar filtros como o Captcha.

📣 Segundo especialistas, diferenciar usuários humanos de robôs na internet vai ficar cada vez mais difícil, e, consequentemente, os riscos para a cibersegurança devem aumentar.

💬 Como empresas e profissionais podem se proteger de golpes e ataques automatizados na internet?

 

Deixe comentário