Microsoft contrata Sam Altman após sua demissão inesperada do cargo de CEO da OpenAI

Juntamente com outros colegas e pesquisadores da OpenAI, Altman irá liderar uma nova equipe de IA avançada dentro da empresa. Na sexta-feira, o conselho de administração da OpenAI, incentivado por Ilya Sutskever, um dos co-fundadores da startup, decidiu demitir Altman.

O motivo não ficou totalmente claro, mas Sutskever disse durante uma reunião com funcionários que a remoção de Altman era “necessária” para proteção da missão principal de “fazer uma IA benéfica para toda a humanidade”. No entanto, durante o final de semana, pressionada por investidores – Satya Nadella, CEO da Microsoft, uma das principais parceiras da OpenAI, teria ficado “furioso” ao saber da demissão – a OpenAI tentava negociar a volta de Altman, mas ele exigia que todos do conselho se demitissem, o que acabou não se concretizando. A OpenAI contratou Emmett Shear, ex-CEO da Twitch, para o cargo de Altman.

Na manhã desta segunda-feira, Ilya Sutskever, disse que “lamentava profundamente” a sua participação na retirada de Altman do seu cargo e “fará de tudo para reunificar a empresa”.

O futuro da OpenAI agora é incerto, dado que a Microsoft detém controle total sobre os servidores usados para treinamento e inferência de sistemas como o ChatGPT – a Microsoft reforça, entretanto, que se mantém comprometida com a OpenAI. As informações são do site TechCrunch.