Anatel aprova edital do 5G que parte para consulta publica

A Anatel aprovou ontem o edital do leilão do 5G que se tudo ocorrer tranquilamente e para ser no segundo semestre deste ano. Vele lembrar que quanto mais cedo o leilão ocorrer, maior a chance de termos 5G em algumas cidades ainda em 2021 já funcionando, caso contrario, podera demorar ainda mais.

A tecnologia 5G esta sendo ansiosamente aguardada por nós usuários para ver se melhora ainda mais a qualidade da conexão, como sua velocidade e também o tamanho da banda, esta na hora das operadoras parar de vender 1G de internet, isto não existe no mundo atual.

O leilão foi adiado para o segundo semestre do ano. Nesta semana, a portaria publicada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) impôs uma série de medidas ao órgão regulador e às empresas vencedoras da disputa.

Problemas

A frequência padrão do 5G causa em alguns casos interferência no sinal da TV digital, sendo esta uma das causas do atraso até decidir o que fazer, ficou acertado que as operadoras vão pagar o “Filtro”, necessário para instalar nas antenas, desta forma, evita interferência, o custo para a instalação será pago pelas operadoras para famílias de baixa renda.

Outro problema e a banda interfere na que a Sky utiliza em seus equipamentos, também resolvido no edital.

A ultima pendência era frequência para operadoras e provedores regionais, ter frequência, areas e valores namores, o que também foi ajustado, como liberar banda do 4G para regiões aonde o 5G não vai chegar e não tem nenhuma operadora.

China x EUA

Neste edital do 5G da Anatel de ontem, não tem nenhuma limitação para empresas/equipamentos Chineses, o que já era aguardado. Mas, ainda pode haver reviravoltas já que o gabinete de Segurança GSI tem encontros marcados sobre este assunto, logicamente por pressão dos EUA.

Investimentos

O governo acredita que entre valores pago na licitação que terá um prazo de vinte anos, este prazo sendo prorrogável, como também com os investimentos em antenas, fibras e etc será acima dos 20 bilhões de reais. O que poderá ajudar a aquecer ainda mais um pouco nossa economia!

 

1330

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.