Como funciona o Trabalho Remoto para o Exterior

Como funciona o Trabalho Remoto para o Exterior? Precisa de visto? Possui Férias? Como faz para receber o dinheiro? Como faz para tributar o dinheiro aqui dentro do Brasil? 👇

Essas são as principais dúvidas que eu vejo quando o assunto é um T-REX, já que esse modelo é relativamente novo e difere do que estamos acostumado, que é a CLT.

– Como funciona?
Quando trabalhamos para o exterior, o mais comum é assinarmos um contrato de independent contractor, ou seja, legalmente nós trabalhamos como um prestador de serviço para a empresa. Dessa forma não é necessário possuir qualquer tipo de visto.

– E as férias?
Mesmo trabalhando como contractor, a grande maioria das empresas oferecem PTO, que seria semelhante as férias. Eu possuo 3 semanas de PTO para tirar como eu quiser, + 2 semanas no final do ano, e +10 feriados nacionais.

Também tenho sick leave para quando fico doente ou preciso cuidar de um familiar doente. Isso eu posso tirar conforme eu preciso.

– Como faz para receber o dinheiro?
Atualmente existem inúmeras plataformas de câmbio, que oferecem o serviço de receber o dinheiro do exterior, converter para BRL e depositar na nossa conta. Entre elas estão Husky, Remessa online e Deel. É melhor utilizar essas plataformas, do que bancos tradicionais, pois as taxas são bem menores, e sobra muito mais dinheiro pra você.

– Como faz para tributar o dinheiro dentro do Brasil?
O mais comum, e que eu recomendo, é abrir um CNPJ, no Simples Nacional ou Lucro presumido, a depender do seu faturamento anual, e emitir notas fiscais com tomador estrangeiro.
Nossa modalidade se enquadra como exportação de serviço, e possui isenção de PIS, Cofins e ISS, o que em alguns casos, representa uma redução de quase 50% do total de impostos de uma empresa.

O total de taxas e impostos pagos, fica abaixo dos 10%, já considerando a taxa de 1% que é pago para a plataforma de câmbio.

Por: Vinicius Dacal