Disney+ estreia versão com anúncios nos EUA

O serviço de vídeos digitais Disney+ estreou sua versão com anúncios nos EUA. A gigante do entretenimento segue o modelo da Netflix e promete reduzir o preço de assinaturas no streaming. Segundo a companhia, mais de cem anunciantes já assinaram contratos. Propagandas para crianças e de marcas de bebidas estão vetadas.

Não é só a Netflix que vai disponibilizar um plano mais barato com anúncios.

A Disney+ parece seguir o mesmo caminho com algumas diferenças importantes:
– Não vai limitar o número de dispositivos fazendo streaming ao mesmo tempo
– Não há nenhuma restrição quanto à qualidade de imagem
– O catálogo será exatamente o mesmo de quem paga o plano para não ver anúncios

Os anúncios devem ser de 15 até 45 segundos e vão possibilitar mais flexibilidade para quem não deseja gastar muito nas assinaturas.

O mercado de streaming que era dominado pela Netflix passou por algumas mudanças e hoje tem uma série de fortes competidores que tiraram inclusive o reinado em número de assinantes que hoje pertence ao PrimeVideo da Amazon.

Essa consolidação do mercado aumenta a pressão por preço e começamos a ver uma briga cada vez maior na diferenciação para estar entre os preferidos dos clientes, que em um cenário de desaceleração econômica tendem a enxugar gastos com este tipo de serviço.

Não vai demorar muito para vermos algumas grandes mudanças neste mercado com modelos ainda mais acessíveis pressionando a margem de lucro de quem se aventura neste mercado, no final o lucro virá de outros modelos de monetização que não a assinatura.

Por: Eric Grassi • 2º Especialista em Inovação e Transformação Digital | Startups