Produção de chips é a nova face da corrida da IA

A Meta, empresa proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou nesta semana o lançamento da segunda geração do MTIA (Meta Training and Inference Accelerator), um chip destinado ao treinamento de algoritmos de inteligência artificial.

O anúncio segue os recentes lançamentos de processadores destinados à IA pela Alphabet, dona do Google, e Intel, além de outras gigantes, como Amazon e Microsoft (controladora do LinkedIn), que também estão ampliando investimentos no desenvolvimento de chips próprios de IA.

O objetivo é reduzir a dependência dos processadores da Nvidia, empresa cujo valor de mercado subiu mais de 60% só em 2024 graças às vendas de chips dedicados a IA.

O governo federal esta tentando correr atrás do tempo perdido, já reverteu o fechamento da estatal de semi condutores e este ano liberou uma linha para investimentos apenas neste setor, segue link da matéria sobre https://portaldocloud.net/governo-vai-investir-100-milhoes-de-reais-no-desenvolvimento-da-industria-nacional-de-semicondutores/