Riscos na segurança de um Hardware

Não é de hoje que os hackers estão ficando mais habilidosos em invadir e roubar dados de qualquer Hardware que possuírem qualquer brecha na segurança. Isso somado aos acontecimentos ligados ao COVID-19, que levaram o uso da internet para qualquer procedimento, conseguiram fazer um belo banquete para os criminosos que vivem para roubar informações.

Porém à medida que crescem, as estratégias para supera-los também evoluem, com medidas de segurança de dados. Mas geralmente não é o bastante para deter qualquer invasão, principalmente porque hoje em dia, existem empresas instalando dia após dia, recursos autônomos, e isso amplia cada vez mais as brechas para invasão de seus Hardwares.

Qual é o real risco na segurança de um Hardware

A verdade é que a maioria das empresas procura baratear o processo de segurança de seu hardware, achando ser o suficiente para suprir possíveis brechas deixadas pelo sistema e capazes de confundir os hackers. Porém, isso não é verdade, já que a maioria deles, conseguem descobrir facilmente as falhas deixadas pelo próprio aparelho de segurança. Nesse caso, o hardware fica mais sensível a possíveis ameaças, e isso pode ceder acesso a uma gama de informações que podem, e vão ser facilmente roubados

Os dispositivos que costumam deixar o hardware mais sensível a ataques são os dispositivos lOT, que trabalham com sistema de inteligência autônoma, deixando as empresas completamente no escuro sobre a hora do ataque e tornando impossível o rastreamento de IP.

Existem outras atitudes que podem deixar seu hardware mais sensível a ataque de hackers, como por exemplo usar uma senha padrão

Senha padrão

Para dispositivos de loT, são elaboradas senhas prontas para usar (tipo aquelas senhas prontas para usar em roteadores).

Hoje em dia existem diversos tipos de aplicativos, disponíveis para qualquer pessoa, que trabalha com a decodificação de senhas padrão. Onde o dispositivo trabalha exclusivamente testando todas as possíveis combinações. Isso está disponível para o público, então imagina o que um hacker bem capacitado não consegue fazer com suas capacidades?

Acesso desprotegido

Milhares de sites abrigam hackers, hoje em dia, não dá para saber se o site do banco, é realmente o site do banco, ou uma página fantasma, com intuito de repassar dados e cometer ciber crimes. Por isso quando acontece o acesso de um site com conteúdo suspeito, a segurança de todo o hardware é comprometida, e pode ser facilmente invadida facilmente pelo endereço de IP. E ainda que a empresa não acredite na capacidade do funcionário de acessar esse tipo de site, é mais comum do que todos gostariam de admitir.

Por isso além o loT, é necessário que seja instalado um programa de segurança que interfere no acesso, bloqueando a conectividade a esse tipo de site.

É inevitável que haja invasões ao hardware de uma empresa, por isso é mais do que necessário, investir em segurança real. Que será extremamente mais cara do que a opção de mecanismo simplório, mas é o ideal de ser usado por uma empresa que trabalha, principalmente, com dados de outras pessoas.

814

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.