Seguem as tesouradas ✂️

🔥 Não é a primeira leva de demissões na Brex – ela já tinha dispensado cerca de 11% da sua força de trabalho no começo de 2022.

Com cash burn em alta, Brex demite 20% do quadro esta semana. 🙁

Entretanto, com todo o hype, e o influxo intenso de novos clientes que a fintech teve no ano passado quando o Silicon Valley Bank afundou, parecia que nada poderia dar errado pela startup fundada pelos brasileiros Henrique Dubugras (aquele que fechou Fernando de Noronha pra casar) e Pedro Franceschi. Entretanto, a empresa tem suas dificuldades para atingir um fluxo de caixa positivo – segundo fontes, ela torrou US$ 17 milhões por mês no último trimestre do ano passado. Quando a conta não fecha, a gente sabe o que acontece.

Lembrando que esta semana o banco digital Cora, fundada pelos ex MOIP demitiu 13% de sua equipe atual, no total de 47 pessoas, ano passado, já tinha ocorrido outros cortes.

A startup de autenticidade digital Unico anunciou, nesta terça-feira (17), um corte de 10,5% no seu quadro de funcionários. Essa é a segunda vez que a empresa faz demissões em massa no intervalo de três meses, somando ao menos 150 pessoas impactadas.

O Duolingo demitiu cerca de 10% de seus trabalhadores contratados, disse a empresa à CNN na terça-feira, à medida que o aplicativo de tecnologia educacional passa a depender mais fortemente da inteligência artificial.

O estúdio de animação Pixar, que pertence à Disney e é conhecido por sucessos como ‘Toy Story’ e ‘Divertidamente’, está prestes a passar por uma série de demissões este ano.

A empresa confirmou as demissões, que poderiam atingir até 20% da equipe, reduzindo de 1.300 funcionários para menos de 1.000 nos próximos meses.

Google divulgou que aproximadamente 1.000 funcionários serão demitidos. Cortes afetam setor de hardware, engenharia e Google Assistant e publicidade, as demissões afetou inclusive escritórios do Brasil.

Riot Games faz demissão em massa e dispensa 530 pessoas!
Desenvolvedora de games por trás de League of Legends e Valorant justifica que “custos cresceram a ponto de serem insustentáveis”.

✂️ Voltando aos cortes, quem andou passando a tesoura é o TikTok. A popular plataforma de vídeos demitiu cerca de 60 funcionários nesta semana, principalmente das áreas de vendas e publicidade. Um porta-voz da empresa atribuiu o movimento a uma “reorganização de rotina”. Reflexo do crescimento abaixo do esperado pela gigante das redes sociais?

Isto e uma breve lista de apenas algumas empresas maiores, mas, diversas outras tem feito o mesmo. Seja para voltar a dar lucro, juros maiores, efeitos da Guerra, como também, planejamentos errado, falha na gestão e crescimento do uso de IA em processos que antes eram manuais, agora, são automatizados.