Como um Chatbot pode ajudar na conversão dos seus clientes

Antes de entender como um chatbot pode ajudar na conversão dos seus clientes, vamos aprender um pouco sobre o que eles realmente são, uma das definições mais comuns de chatbot, “um software que conversa de forma natural com pessoas”. Com o avaço  tecnológico as interações mediadas por tecnologias digitais são cada dia mais comuns, por meio disso, a ascenssão dos agentes conversacionais se torna ainda mais notável, funcionam geralmente dentro de plataformas de mensagens, portanto, abrangem as mais conhecidas como Messenger e WhatsApp. Podemos entender melhor esse conceito, quando conhecemos o significado de chatbot: chat (conversa) + bot (emulação virtual de práticas humanas).

Chatbots podem ser baseados em regras ou em inteligência artificial (AI). Em todos os casos, é possível interagir com o usuário a partir de sua estruturação pré-definida. A diferença entre os dois mecanismos, basicamente são:

Chatbots Baseados em Regras

Os comandos de interação são previamente definidos, dessa forma, pode-se criar vários possíveis fluxos de conversa, a partir do interesse final estabelecido para a solução. Logo, se o seu cliente clicar ou sugerir alguma opção que fuja das ações do fluxo determinado de interação, seu chatbot não saberá como proceder e pode vir a exibir uma mensagem do tipo “Ops, não entendi! Por favor insira uma opção válida”, ou simplesmente não fará nenhuma ação. Com isso, concluimos que o fluxo de conversa deve ser muito bem estruturado, se essa for a opção escolhida para a sua empresa ou negócio.

Chatbots Baseados em Inteligência Artificial (AI)

Os chatbots estabelecidos com essa estrutura, diferentemente do que foi apresentado anteriormente, podem “entender” os usuários, ainda que eles utilizem palavras diferentes das habituais, o interessante, é que quanto mais isso acontece, mais a solução aprende novas formas de interagir, isso graças ao Processamento de Linguagem Natural (PLN). Outrossim, caso o usuário insira uma opção que o chatbot realmente não entenda, um dos caminhos viáveis é redirecionar a conversa para a Central de Atendimento, que pode ser composta em sua empresa, seja por um grupo de pessoas físicas, seja suporte realizado por Inteligência Artificial. Exemplos de atendimento via IA são o Bradesco e a Oi.

Tenha Seus Clientes Mais Perto do Seu Negócio

A aplicação dessa tecnologia tem aumentado cada vez mais, principalmente durante a pandemia. Isso aconteceu porque, além da urgência das empresas em migrar para as plataformas digitais, os hábitos de consumo das pessoas tem mudado cada vez mais, elas vem buscando soluções ágeis para a resolução de problemas do dia a dia.

Ter soluções tecnológicas como aliadas para a sua empresa, pode ser muito recompensador e proveitoso. Diversas vantagens são elencadas quando falamos sobre melhorar a experiência do seu consumidor.

Leia exemplos a seguir:

  • Coletar mais dados sobre os consumidores;
  • Entregar um relacionamento personalizado;
  • Agilizar o atendimento ao cliente;
  • Aumentar taxa de conversão em campanhas de marketing;
  • Otimizar processos internos;
  • Diminuir custos operacionais.
  • Ficam disponíveis 24×7;

Com todos esses benefícios, um chatbot participa não somente da etapa de comunicação com o cliente, mas de todo o processo de captação e fidelização. A partir da coleta de dados, sua empresa pode identificar tendências, engajar campanhas de marketing e oferecer ofertas personalizadas aos clientes. Fazer um estudo das melhores plataformas para aplicar o seu chatbot é muito importante, todavia, a imagem da sua empresa estará onde seus clientes estiverem, ou seja, presente em múltiplos canais e atendendo de forma imediata a todos os seus leads.

A Imagem da Sua Empresa em Multicanais

Além dos canais tradicionais (e-mail e telefone), as redes sociais são as mais buscadas na atualidade pelos clientes, para entrar em contato com empresas. Possuir um atendimento ágil e efizaz desde o primeiro contato com seu público, pode proporcionar melhor experiência e usabilidade, além, de aumentar em percentual escalável as chances de conversão desse lead. Devemos lembrar que, se o chatbot presente em um canal de mensagem, por exemplo as redes sociais, representam a imagem da sua empresa, devemos formatar muito bem cada detalhe sobre ele, desde o fluxo de conversa, modos de interações e linguagem natural compatível com seu público alvo, formando uma persona que seja uma extensão do seu negócio físico. Imagina só, você possui uma loja de chás e seu público são pessoas com mais de 49 (quarenta e nove) anos, não faz sentido que seu chatbot se comunique reproduzindo gírias de adolescentes na internet, entende?

Os chatbots são produtos da evolução digital, mesmo que essa tecnologia venha sendo desenvolvida a décadas atrás, inicialmente graças a Alan Turing. Em âmbito global, comunicações mediadas por tecnologias digitais, se estabelecem graças a necessidade de aproximar relacionamentos e possibilitar uma comunicação imediata. Além, de diminuir custos operacionais e ampliar a capacidade de atendimento em massa de grandes organizações ao seu público alvo.

Você pode chegar a pensar por um instante, como pode uma tecnologia substituir o trabalho de um humano? temos a seguinte resposta, o uso inteligente de ferramentas para o seu negócio, deve resultar em ganho de tempo para que tarefas menos repetitivas e que realmente necessitem do auxílio de um humano, sejam executadas.

Se você se convenceu de que os chatbots são uma ótima idéia de inovação para o seu negócio, recomendo que pesquise com calma por  profissionais que possam realizar essa integração dentro das suas necessidades ou empresas que trabalham com esse seguimento.

Quer saber mais sobre experiência de usuários nas lojas físicas e virtuais? Leia esse artigo no nosso blog Arena 5G:

Experiência do usuário nas lojas físicas e virtual
Referências: Takeblip, Hubify, Peep!
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