Qual a visão do Google sobre essa ascensão do TikTok?

Com o crescimento do TikTok como um recurso de pesquisa, o Google e outras ferramentas tradicionais de busca vão lentamente perdendo espaço. E isso está sendo reconhecido internamente: Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, falou sobre esse assunto à revista Fortune, em 2022, e revelou uma pesquisa da própria empresa com usuários dos EUA.

“Em nossos estudos, algo como quase 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vão para o Google Maps ou Pesquisa. Eles vão para TikTok ou Instagram“, disse Raghavan. Os usuários selecionados foram jovens entre 18 e 24 anos de idade.

Por outro lado, é preciso destacar que muitas buscas pelo TikTok envolvem recomendações de restaurantes, dicas de viagem e vídeos com “truques de beleza”. Além disso, apesar de oferecer diversos conteúdos na plataforma, também é necessário ressaltar que o app oferece constantemente vídeos curtos. Eles podem ser apenas fragmentos de conhecimento, sendo imprescindível ter cautela com desinformações e notícias falsas.

Por: Ademir Lara

#google #tiktok #buscadores