UX para Empresas e Produtos

O UX design pode ajudar a sua empresa a se conectar com os clientes, desenvolvendo serviços e produtos que promovam experiência personalizada e acessível aos usuários.

A sigla UX se refere a Experiência do Usuário, e se você conhece uma empresa bem sucedida, deveria saber que o foco no cliente é um dos alicerces de todo esse sucesso. O UX envolve todos os aspectos de interação com a empresa, desde os produtos até os serviços prestados. De forma simples, refere-se a forma com que os usuários se sentem ao utilizar o seu serviço, software ou site. O profissional de UX design procura entender as preferências, percepções, emoções entre outros. Muitos confundem UI design (Interface de Usuário) com UX, porém os dois se diferenciam bastante quanto às suas definições.

“User Experience é tudo! É a forma com que você sente o mundo, é a forma como você experiencia a sua vida, é a forma como você experiencia um serviço, um aplicativo, um sistema de computador. É tudo!” — Don Norman, criador do termo “UX (User Experience)”

Um design de experiência de usuário bem feito resulta em muitos benefícios:
  • Aumento da conversão, um estudo publicado pela Forrester Research aponta que um design UX alavanca em 400% da taxa de conversão.
  • Menor curso de suporte, porquanto seu site foi feito pensando no usuário, atendendo a todas as suas dúvidas, diminuindo as chances dele necessitar realizar contato para suporte.
  • Aumento da fidelidade à marca, você com certeza deve preferir repetir uma experiência sem complicações e que foi feita com todas as fases pensadas para você.

Para que esse entendimento seja disposto pelo profissional de ux, é necessário a aplicação de várias técnicas para abranger uma visão holística sobre os usuários. Sendo as pesquisas quantitativas e qualitativas, um dos passos iniciais para esse processo. Dessa forma, gerando métricas de percepção, indicadores descritivos e modelos de resultados capazes de identificar frestas no seu produto, site ou serviço que podem ser rapidamente corrigidas, garantindo economia de tempo e dinheiro.

Entre as boas práticas do design de UX, pode-se elencar diversas como:
  • Acessibilidade do design,  é importante e necessário se atentar aos detalhes, como o uso de cores que facilitam a visualização do design, uso de letras com um tamanho adequado para a leitura, tamanho dos botões de ação, entre outros.
  • Interface intuitiva, o produto deve ter uma interface intuitiva e conter informações de fácil compreensão, deixando a visualização do conteúdo mais agradável para o cliente.
  • Otimização da performance do site, com pequenas ações, como o carregamento de itens mais leves quando o site abre ou a realização de testes de velocidade, problemas podem ser evitados.
  • Testes de usabilidade, é muito importante para a análise do UX design, e para isso pode ser usado o teste A/B, medindo a taxa de conversão das duas versões testadas e avaliando qual a melhor.

Portanto, o UX design é uma excelente estratégia para negócios, seguindo boas práticas, você pode obter muitos resultados positivos para o seu negócio, seja ele digital ou físico. O UX Design ajuda a transformar o seu negócio, independente do segmento.

 

Referências: Homem Máquina, Crosoften.