Vale a pena fazer um crowdfunding para seu negócio?

O crowdfunding é o tipo de financiamento mais popular do momento devido as facilidades que ele proporciona. Mas, ele vale a pena para seu negócio?

Crowdfunding

O crowdfunding é um investimento coletivo que ajuda na abertura de negócios com grandes chances de crescimento. Ele é realizado dentro de plataformas específicas que ligam criadores com investidores. Em troca do investimento, os colaboradores podem receber ou não algum tipo de brinde, compensação ou benefício.

A busca por capital

Na hora de ter o próprio negócio, uma das maiores dificuldades é conseguir um capital. O crowdfunding é usado justamente para ajudar com isso, dando a oportunidade de colocar o seu negócio em ação. Ele oferece uma forma mais prática de coletar os recursos necessários sem a necessidade de recorrer a um banco. Além da complexidade de conseguir empréstimos, os juros são exorbitantes!

O crowdfunding permite levantar fundos para um projeto por meio de doações ou investimentos realizados na internet. Com ele, é possível levantar capital de uma maneira mais rápida e reduzir os tramites burocráticos. Mas, como tudo na vida, há prós e contras.

Contras e prós de fazer o crowdfunding

Um dos pontos contra do crowdfunding é a necessidade de ter que esperar pelo fim do prazo de arrecadação. Pode ser fácil entrar em uma plataforma de crowdfunding, mas não é tão simples sair dela com o dinheiro arrecadado. Não há como voltar atrás quando o projeto começa a entrar em ação.

Como um dos prós, podemos destacar as taxas e os juro que são bem mais baixos em comparação com os bancos e instituições financeiras. Isso torna a rentabilidade também mais interessante tanto para os criadores quanto para os colaboradores.

Além disso, uma campanha crowdfunding pode conseguir maior visibilidade com uma divulgação mais ampliada da empresa ou do produto. Isso permite criar uma espécie de comunidade com pessoas que seguem e conhecem melhor o produto.

Ao mostrar o projeto para os contribuidores, é possível ter um feedback imediato de suas opiniões sobre ele. Os investidores compartilham as suas opiniões e fazem sugestões e críticas sobre o que é apresentado. Dessa forma, também é possível mudar a estratégia de promoção para tornar a ideia mais abrangente.

Por fim, o crowdfunding permite realizar investimentos de baixo custo, onde cada um doa o que pode. Dessa forma, é possível expandir o leque de investidores e chamar a atenção de um número bem maior de pessoas.

Como determinar se o crowdfunding vai vale a pena ou não?

Para determinar se o crowdfunding vai valer a pena ou não, é preciso começar analisando a situação financeira. É importante organizar as contas e determinar quanto dinheiro seria necessário para o projeto.

Mas, se o valor for muito alto, pode ser difícil conseguir todo o dinheiro que precisa no tempo determinado. Pode não valer muito a pena e ser mais vantajoso procurar pelos métodos tradicionais de financiamento.

Crowdfunding é para diferentes fases de uma empresa

O crowdfunding pode ser utilizado em todas as diferentes fases de uma empresa. Isso, porque ele ajuda a chamar atenção tanto de investidores quanto de clientes. Assim, mesmo que a empresa já tenha captado fundos, o crowdfunding pode ser bem vantajoso.

Como fazer um crowdfunding?

O primeiro passo para fazer um crowdfunding é escolher uma plataforma e analisar as suas características, como exigências e regras junto a CVM. Após escolher, inicia o contato a partir disso, é possível enviar o projeto e esperar para ver se será aceito ou não.

Com o projeto sendo aceito, a divulgação pode ser lançada em lugares estratégicos como os perfis comerciais nas redes sociais. Isso já vai começar a chamar a atenção dos colaboradores e possíveis clientes.